08 fevereiro, 2018

LEONARDO, José - ESTÓRIAS DE CLAUSURA E OUTROS PEQUENOS ESPAÇOS. Lisboa, Oficina do Livro, 2001. In-4.º (23cm) de 168 p. ; B.
1.ª edição.
Curiosa obra de ficção científica. Trata-se de um conjunto de contos fantásticos, cuja acção decorre em condomínios habitacionais futuristas - espaço de vida que os liga entre si.
"Estas são 14 estórias surpreendentes. Embora autónomas, estão umbilicalmente ligadas pois todas elas têm lugar no mesmo espaço imaginário - a Cidade planetária, os seus Condomínios gigantescos, claustrofóbicos, labirínticos -, metáfora inquietante de um mundo desumano, que bem pode ser o nosso."
(Excerto da apresentação)
"O mundo tornara-se uma vasta Aldeia Global. As comunidades humanas, a Cultura, o Conhecimento, a urbanização, a economia deixaram de ter existência local e limitada e ascenderam ao estádio de globalidade e interdependência totais - a borboleta que batesse asas no Pólo Norte não passaria despercebida nem deixaria de ter efeitos no Pólo Sul.
O crescimento demográfico imparável tornara efectivo o fenómeno da conurbação das cidades. Formara-se virtualmente uma única cidade à escala planetária - a MegaCity -, composta por Condomínio Habitacionais, gigantescas estruturas completamente estanques e fechadas ao exterior poluído e degradado, tornado-se verdadeiros casulos protectores para muitos milhões de seres humanos. Apesar de ligados entre si por uma intrincada rede de comunicações, cada Condomínio vivia voltado sobre si mesmo, funcionando autonomamente."
(Excerto do prólogo)
Sumário:
Prólogo. I - O Invento. II - O Grito. III - A Tribo. IV - O Problema. V - O Reality Show. VI - Desequilíbrios. VII - A Conversa. VIII - O Jogo. IX - A Mosca. X - O Outro. XI - A Sala. XII - Luz e Trevas. XIII - A Perseguição. XIV - O Visitante. Glossário.
José Leonardo (n. 1971)- "Nasceu em 1971 na vila de Odemira. Licenciado em Antropologia e com uma especialização em Ciências Documentais, foi professor de Português, História e Geografia, assistente comercial numa empresa de transportes urgentes, jornalista do diário 24Horas e colaborador do quinzenário regional Sudoeste. Actualmente, dirige a Biblioteca Municipal de Rio Maior. Aos 13 anos publicou a sua primeira estória na revista Correio Juvenil. Mais tarde, vários dos seus textos foram incluídos no suplemento "DNJovem" do Diário de Notícias. Em 2001, lança uma colectânea de contos, Estórias de Clausura e Outros Pequenos Espaços. O Vizinho do Lado é o seu segundo livro."
(Fonte: wook)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Esgotado.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário