05 fevereiro, 2018

MARIOTTE – OS SUBMARINOS. Lisboa, Almeida, Miranda & Sousa, L.da, 1916. In-8.º (18 cm) de 132 p. , il. ; B. Col. Sciencia Popular, III
1.ª edição.
Interessante monografia sobre o submarino publicada durante a 1.ª Guerra Mundial, ocasião em que esta arma foi dada a conhecer em situação de combate. A sua autoria pertence ao Pe. Amadeu de Vasconcelos, que utilizava o pseudónimo "Mariotte" para assinar algumas das suas obras.
Inclui um capítulo dedicado ao submarino Fontes, o projecto do 1.º submarino português (1890).
Livro ilustrado com 20 gravuras no texto.
Matérias: I – A nevegação submarina atravez das edades: Proezas de mergulhadores. – O sino do mergulhador e o escafandro. – Os precursores. – Conelius van Drebbel constructor do primeiro barco submarino. – Os padres Mersenne e Borelli. – A «Tartaruga» de Bushnell. – O «Nautilus» de Fulton. II – Os inventores modernos: De Fulton a Bauer. – O «Mergulhador Marinho» e o «Diabo Marinho» de Bauer. – Um sapateiro inventor notavel. – Os submarinos durante as guerras da Crimeia e da Secessão. – Tetar van Elven e Narciso Monturiol. – O «Mergulhador» de Bourgois e Brun. – Os primeiros submarinos Holland. – Drzewiecki. – Nordenfelt. – Waddington. – Goubet. – O «Gymnote» de Gustavo Zédé. – Submarino Feral. – Submarino Fontes. – O «Goubet II» e o «Narval». – Holland e Simon Lake. III – As condições de hydronautica: O principio d’Archimedes. Os dois typos: submarinos e submersíveis. – Fórma. – Habitabilidade. – Immersão. – Emersão. – Segurança. – Visão e orientação. – Direcção. – Motores e propulsores. IV – O armamento e a tactica dos submarinos: Um paradoxo desfeito pela experiencia. – A defensiva do submarino. – A ofensiva do submarino.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário