23 fevereiro, 2018

NOVISSIMA ARTE DE COZINHA. Illustrada com numerosas gravuras e contendo As melhores receitas culinarias, ao alcance de todos, uma secção completa de dôces, pudins, massas, etc., variadissimos pratos e o modo de servir á meza e de trinchar. 2.ª edição Enriquecida com muitas receitas pelas mais distinctas damas argentinas, paraguayas, chilenas, mexicanas, etc. Por UM MESTRE DE COZINHA. Lisboa, Editores-Proprietarios : Tavares Cardoso & Irmão, 1897. In-8.º (19cm) de 412, [4] p. ; [1] f. il. ; il. ; E.
Curioso tratado de cozinha, contendo centenas de receitas variadas, entre sopas, molhos e temperos, carne, peixe, doçaria, etc., bem como o serviço da cozinha e da copa, sendo ainda, o primeiro tratado do género que procura divulgar entre nós a cozinha brasileira.
Muito ilustrado no texto e com uma gravura em separado.
"Publicando o presente trabalho, tivemos em vista condensar os methodos mais simples, a par das mais completas receitas de cozinha, para que as nossas prescrições fossem comprehensiveis e practicaveis, sem grandes esforços para os que desejem estudar completamente esta especialidade.
Apesar de não havermos ultrapassado uma 400 paginas, que tantas são as que constituem este volume, crêmos, todavia, que não deixámos de enunciar cousa alguma que pudesse ser de utilidade á realisação de uma boa cozinha. Puzemos de parte as theorias complicadas, que apenas serviriam para crear difficuldades áquelles que nos consultassem, e tractámos de reunir todos os elementos necessarios para a execução de boas refeições, quer familiares, quer extraordinarias, por exigencias de fino gosto.
Ao passo que as donas de casa encontrarão n'este livro indicações facilimas, visto que não só a leitura dos melhores auctores que teem tractado de cozinha, mas tambem a pratica de muitos annos, guiaram o auctor convenientemente, levando-o a abstrahir tudo quanto fosse superfluo e de difficil execução, - os cozinheiros que pretendam aperfeiçoar a sua arte, creando-lhe elementos novos, acharão tambem aqui tudo o que necessitarem para esse fim e que o auctor buscou nas fontes mais authorisadas, quando não o praticou por sua mão.
Pareceu-nos ainda conveniente incluirmos em o nosso trabalho alguns pratos de cozinha brazileira, dignos de figurar a par de muitos que a cozinha franceza nos tem fornecido, e que não estão vulgarisados entre nós, pelo simples motivo de não serem conhecidos. E quantas pessoas, d'aquellas que os conhecem, não se lembrarão por vezes, com saudade, do delicioso churrasco do Rio Grande e dos finissimos dôces que no Brazil saborearam, e que, voltando á patria, nunca mais tornaram a contemplar, como se, ao trocarem a America pela Europa, mão fatidica se lhe houvesse traçado deante dos olhos cubiçosos aquellas tremendas palavras de Dante: Lasciate ogni speranza!
Não, a esperança não está de todo perdida. Os manjares brazileiros surgirão nas mezas de Portugal, e será a Novissima Arte de Cozinha o generoso Moises d'essa grande obra.
Acompanha-nos esse desejo, bem como a crença de que não darão por desperdiçadas as suas consultas aquelles que seguirem á risca as nossas prescripções. Todas as receitas que apresentámos podem ser usadas com perfeita segurança, accrescendo a circumnstancia de havermos tornado as nossas indicações o mais economicas possivel, resultado a que o bom cozinheiro deve attender continuadamente."
(Prefácio dos editores)
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário